Consulta Nacional à categoria aponta preferência pela carteira assinada e apoio à proposta de isenção no IR

23/08/2025

Notícias
Consulta Nacional à categoria aponta preferência pela carteira assinada e apoio à proposta de isenção no IR

O segundo dia da 27ª Conferência Nacional dos Bancários teve início, neste sábado, 23, em São Paulo, com a aprovação do regimento interno do evento e a apresentação de uma síntese da Consulta Nacional à categoria realizada entre os meses de maio e julho de 2025. 

A apresentação dos resultados da Consulta foi feita pela presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que parabenizou as entidades sindicais pelo trabalho de divulgação que resultou em mais de 33 mil respostas. Entre os estados do Brasil, Minas Gerais foi o segundo com mais respondentes.

Entre os destaques, está o percentual de 88,3% dos respondentes que disseram preferir um futuro profissional com carteira assinada ou concurso, contra apenas 9,2% que desejam ser autônomos. Em relação à inovação tecnológica nos bancos, 79% disseram que ela deve se refletir em aumento na remuneração fixa da categoria.

Em relação às prioridades defendidas para a atuação do movimento sindical, 69% querem ganhos reais nos salários, 48% apontaram a garantia do emprego e 45% citaram a PLR. No tema da saúde, 85% apontaram que o ambiente de trabalho nos bancos afeta a saúde mental.

Nos temas políticos, 75% dos respondentes concordam que os mais ricos (que ganham mais de 50 mil por mês) devem contribuir mais para que uma faixa maior da população tenha isenção de imposto de renda. Já 95% dizem que é importante elevar a isenção do Imposto de Renda sobre a PLR.

Por fim, em relação aos sindicatos, 70% se mostram satisfeitos ou muito satisfeitos com a atuação do movimento. Sobre o financiamento das entidades sindicais, 90% consideram que todos devem contribuir, não apenas associados às entidades sindicais.

 

Outras notícias